Home Culturas A cultura celta

a cultura celta
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×
A cultura celta

A cultura celta

A cultura celta

Você sabe quem foram os celtas? Trata-se de uma das civilizações mais ricas do mundo antigo. A origem dessa civilização se dá durante a Idade de Ferro. Os celtas, portanto, são tidos como os responsáveis pelo manuseio do ferro e metalurgia no continente europeu. Os celtas não se mantiveram como celtas com o passar do ano, isso quer dizer que sua civilização se subdividiram em diferentes povos conhecidos hoje como belgas, gauleses, escotos, bretões, eburões, batavos, gálatas, trinovantes e caledônios. Por mais que você possa não conhecer de nome, muitos desses povos tiveram papel fundamental na nomeação de algumas províncias pertencentes ao domínio romano.

Economia do povo celta

No que se refere à economia, o povo celta também teve sua influência. Os celtas foram aqueles que estabeleceram contato comercial com inúmeras civilizações da Antiguidade. Essa parceira é especialmente percebida nos materiais de origem etrusca e chinesa que são encontrados nas áreas dominadas pela população celta. Os celtas se fixavam nas regiões próximas ao rio Danúbio, Sanoa e Ródano, mas com o passar do tempo, passou a ultrapassar seus limites, indo em direção ao sul da Europa.

Formação

A sociedade celta era organizada através de clãs, em que famílias dividiam as terras férteis e os grupos de pessoas que lá residiam se subdividiam em homens livres, servos, artesãos e escravos.

A cultura celta

A cultura celta

Também havia muitos sacerdotes nessas comunidades que eram extremamente respeitados e tinham posição de prestígio. Sempre com a religiosidade muito aflorada, os celtas acreditavam em divindades correlacionadas com algum elemento da natureza ou animal.

Vestígios

O povo vivia da fabricação de jóias, armaduras, espadas e outros tipos de armas, utilizando metais. Fabricavam carros de guerra desenvolvidos e detinham também um conhecimento avançado de agricultura que mais tarde repassaram para outras civilizações. Os belgas foram a última tribo de celtas que chegou na região da Britânia. Os belgas estabeleceram-se na área onde hoje é a Inglaterra. Apesar da maioria dos celtas preferir habitar áreas montanhosas, uma parte se deslocaram para as florestas e clareiras da região. O principal país que ainda resguarda boa parte dos costumes celtas é a Irlanda.

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×