Home Culturas As origens da língua inglesa

Origem da lingua inglesa
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Origem da lingua inglesa

Origem da lingua inglesa

As origens da língua inglesa

Com uma história de aproximadamente de 1500 anos, a Língua inglesa tem sua origem e desenvolvimento em três diferentes períodos:

  • Old English – a 1° forma do idioma, em voga entre os séculos V e XI
  • Middle English – seu desenvolvimento médio, do séculos XI ao XVI
  • Modern English – a forma moderna do idioma, do século XVI aos dias atuais

O Inglês nasce a partir dos idiomas falados pelos povos germanos que no século V ocuparam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões. O idioma que iniciou seu desenvolvimento nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.

O vocabulário da língua irá evoluir paulatinamente, e com a inclusão do cristianismo acontece a primeira influência de palavras do latim e do grego. Posteriormente, invasores escandinavos que falavam o nórdico antigo (old norse, língua que muito provavelmente era similar ao dialeto falado pelos povos anglo-saxões) também irá exercer influência sob o inglês. O Old English é uma língua preservada em distintas fontes, como inscrições rúnicas, traduções bíblicas complexas e fragmentos diversos.

A maior disparidade entre o Old e Middle English está na gramática, principalmente, no campo sintático e no campo analítico. Acredita-se que

Origem da lingua inglesa

Origem da lingua inglesa

o estágio seguinte da língua, o Middle English tem seu início com a batalha de Hastings, em 1066, onde o rei William o conquistador submeteu o exército dos anglo-saxões e impôs suas leis, seu sistema de governo e sua língua, a francesa. Com isso, novas palavras são incorporadas à língua falada pelas pessoas comuns, isto é, por servos e escravos. Mais tarde, muitos dos novos termos começaram a ser usados na corte e no militarismo ganhando, portanto, um elevado status social.

Já o Inglês moderno, como conhecido pela obra de William Shakespeare, em geral é datado a partir de 1550, quando a Grã-Bretanha se tornou um império colonial, espalhando-se por todos os continentes.

Em geral, a diferença entre o Old e o Modern English está na forma com é escrita,no vocabulário, pronúncia,  e na gramática. Sendo comparado ao inglês moderno, o Old English é uma língua quase incompreensível, tanto na forma como é pronunciada, quanto no vocabulário e na gramática. Para um falante nativo de inglês moderno, das 54 palavras do Pai Nosso, menos de 15% são reconhecíveis na escrita, e provavelmente nada seria reconhecido ao ser pronunciado.

Tamanha disparidade entre a forma inicial do Inglês e a sua configuração atual é explicada por 1500 anos de desenvolvimento, na qual o inglês foi influenciado por outras línguas, entre elas o latim, celta, e o francês. Isso sem falar o vocabulário acumulado dos mais diversos idiomas de todo o planeta, com a expansão que teve o Império Britânico no século XIX e a posterior expansão dos Estados Unidos.

 

Artigos similares
1 reply to this post

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×