Home Culturas As origens da língua italiana

As origens da língua italiana
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×
As origens da língua italiana

As origens da língua italiana

As origens da língua italiana

O italiano pertence ao grupo linguístico chamado de línguas neolatinas ou românicas, ou seja, derivada do latim, assim como o português. Essa influência vem do povo de Lacio que teve influência sobre a maior parte do território europeu. Como todo idioma se transforma à medida que é pronunciado pelos falantes e devido ao isolamento territorial e o passar do tempo, o latim sofreu variações. Na península itálica, bem como no restante do território europeu, o latim gerou dialetos que foram sendo expandidos de acordo com as conquistas territoriais dos romanos.

Transformação da língua

Depois de certo isolamento cultural devido, sobretudo, às constantes invasões bárbaras e aos novos domínios que se criaram, muitas cidades se destacaram econômica e politicamente. Uma delas foi Veneza, situada ao norte da Itália e também Firenze que é até hoje considerado um marco cultural e que fica ao centro da península, além de Palermo mais ao sul. Lá que nasceu a primeira corrente poética que usava a língua siciliana para escrita. Porém, na Toscana também houve uma

As origens da língua italiana

As origens da língua italiana

movimentação e surgimento de uma nova língua chamada de “natural”, ou seja, o idioma do povo e que se distanciava do latim que era usada como língua culta.

Dante Alighieri: importante expoente

Não há como falar do idioma italiano e esquecer de Danthe Alighieri. Ele foi o maior representante desse novo modo de falar do povo. Ele utilizou o idioma em sua poesia e se dedicou à língua nacional. Foi ele que criou o Tratado De Vulgari Eloquentia. Nesse apanhado ele exalta as belas características dos dialetos. O resultado disso pode ser encontrado em sua maior obra-prima conhecida como “A Divina Comédia”, lançado entre 1314 e 1321.

Após o estado italiano ser unificado viu-se a necessidade de criação de um idioma oficial que representasse toda a nação e foi aí que adotou-se o idioma de Firenze que foi expressado com muita tradição, musicalidade e paixão por Dante.

Junte-se a Vários Apaixonados por Italiano, Receba Dicas, Aprenda e Realize Seus Sonhos

* indicates required


Artigos similares

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×