Home Culturas As origens do idioma francês

As origens do idioma francês
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 2 LinkedIn 0 2 Flares ×
As origens do idioma francês

As origens do idioma francês

As origens do idioma francês

O francês é considerada uma língua romântica e sofisticada no mundo inteiro. Pertence à subfamília itálica que deriva da indo-europeia. O idioma é o materno da França, Bélgica, Suíça e de países que tiveram influência das colonizações francesas como é o caso da Guiana Francesa, África norte-ocidental, Indochina, Haiti, Madagascar e parte do Canadá. Os primeiros habitantes que ocuparam a França foram os gauleses, um povo antigo e celta. Com a conquista do território orientada por Júlio César, conhecido como um militar e governante romano, no século I a.C as tribos gaulesas abandonaram o idioma celta comumente falado na região e passaram a falar o latim popular.

Com o passar do tempo, especialmente no século VII o latim já havia sofrido muitas variações que foram influenciadas pela invasão de povos bárbaros de origem germânica que adotaram palavras gregas ao idioma. Então, durante a Idade Média dois idiomas começaram a evoluir e ganhar mais destaque na região: uma língua falada ao norte do Rio Loire (a langue d’oïl) e a ao sul do Rio Loire (a langue d’oc). De cada um desses originou-se vários dialetos, sendo que as mais conhecidas são o provençal, gascão, languedociano, lemosino, auvernês e bearnês. O provençal passou a ser adotado por muitos poetas e trovadores na época. A língua ao norte do

As origens do idioma francês

As origens do idioma francês

Rio Loire passou a ser adotada nas províncias setentrionais, sendo alguma delas Paris e Île-de-France.

Já no século XVII François de Malherbe definiu uma norma para usar palavras francesas em suas obras poéticas, o que levou a unificação e criação de um dicionário patrocinado pelo cardeal Richelieu no século XVII, na fundação da Académie Française (1635). No reinado do Luís XIV o idioma ganhou ainda mais visibilidade e importância, convertendo-se na língua internacional da Europa principalmente no segmento científico e diplomático. Desde então o idioma teve algumas modificações com relação à pronúncia, neologismos e simplificação da escrita.

Junte-se a vários apaixonados pelo Francês, Receba dicas, Aprenda, Realize seus Sonhos

* indicates required


Artigos similares

Leave a Reply

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 2 LinkedIn 0 2 Flares ×