Home Idiomas As origens do Português de Portugal

As origens do Português de Portugal
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
As origens do Português de Portugal

As origens do Português de Portugal

O idioma português é o resultado de diversas transformações, tal como quaisquer outros idiomas. Levando em consideração que a língua é de certa forma viva e está em constante mudança, as grandes influências do português são vindas principalmente do latim vulgar, introduzido pelos conquistadores romanos, mas também houveram participações como a do galego e do árabe para a construção do que é entendido como a língua portuguesa. Para entender o histórico desse idioma, é preciso saber que o domínio dos romanos na Península Ibérica passou a ser indiscutível. Eles foram os primeiros a invadirem essas terras em 218 a.C, onde fundaram a província romana da Lusitânia, localizada no centro e sul de Portugal.

O povo romano foi capaz de impor certas influências na vida das pessoas que ali habitavam, o latim passou a ser usado na parte administrativa, falar essa língua era considerado por muitos como um privilégio, e não como uma obrigação, já que a expansão do idioma foi iniciada pelas classes mais altas da sociedade. A língua mais coloquial, conhecida como ‘latim vulgar’, foi sendo estabelecida na área, porém, a linguagem aplicada, com o passar do tempo, começou a sofrer alterações de acordo com a essência linguística de cada local conquistado pelos romanos, originando dialetos diferenciados, chamados de “romanços”.

Com a invasão dos germânicos e posteriormente dos árabes, a língua falada na Península sofreu mais algumas alterações, mas o idioma falado pelos dois povos não conseguiu se estabelecer por inteiro. Nessa invasão, o português também se transformou, com a influência direta dos árabes, a língua atual regista 945 palavras dessa origem, principalmente em relação à agricultura, comércio e administração.

Assim que os cristãos expulsaram os árabes, o galego-português passou a ser falado e escrito na Lusitânia, onde surgiram os dialetos originados pelo contato do árabe com o latim. A verdade é que a língua portuguesa é extremamente rica, possui semelhanças com o sistema vocálico mirandês, galego e catalão. Vale lembrar que foi através das grandes navegações no século XV d.C, que as terras conquistadas na África, Ásia, Oceania e América fizeram com que o português se expandisse ainda mais.

Artigos similares

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×