Home Culturas Cultura e tradições japonesas

Cultura e tradições japonesas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Cultura e tradições japonesas

Cultura e tradições japonesas

Cultura e tradições japonesas

O Japão é conhecido principalmente por saber respeitar a tradição, mas sem deixar de lado a modernidade e inventividade, até por isso o país é conhecido como um dos mais tecnológicos do mundo e referência em invenções mirabolantes e aparatos tecnológicos ultra-modernos com mil e uma funcionalidades. Essa combinação entre o passado e futuro é o que torna o país tão atrativo para muitos turistas, além da culinária que é referência mundial e conquista paladares em localidades diferentes ao redor do mundo.

Elementos da tradição japonesa

O Taiko é um instrumento de percussão – espécie de tambor – tradicionalmente utilizado em inúmeras festividades japonesas e é confeccionado com pele de animal. Pode ser tocada com a mão ou com uma espécie de baqueta. Sabe-se que está presente na cultura japonesa há mais de 1500 anos.

Outro objeto tradicional é o kimono, uma vestimenta utilizada em ocasiões especiais como casamentos temáticos e apresentações. Outra curiosidade é que o chá é muito apreciado no Japão e existe até mesmo um evento que conhecido como Cerimônia do Chá (Chanoyu) em que se serve o matcha, um chá verde pulverizado num ambiente acolhedor e confortável.

Outro costume bastante conhecido é tirar os sapatos ao adentrar em casa e, no primeiro dia do ano, é comum limpar a casa para começar o ano livre de energias negativas. Também é tradição presentear parentes com dinheiro nessa época do ano.

Aspectos culturais

A gastronomia japonesa baseada em peixes, frutos do mar, arroz, macarrão, algas, e sopas de pasta de soja é apreciada no mundo todo e compõe o aspecto cultural do país. Para acompanhamento, os japoneses costumam beber saquê, uma bebida originária do século III e que é feita através da fermentação do arroz.

As religiões mais seguidas no Japão são o budismo e xintoísmo. As pessoas no Japão costumam ser muito respeitosas, principalmente com os mais velhos. Japão é o país que mais produz e consome quadrinhos, além de mangás e animes que são verdadeiros vícios da população jovem.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×