Home Alemanha De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!

De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!

De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!

Aprender o idioma alemão pode ser tão difícil como entender a origem do idioma. Isso porque muitas são as influências e poucos são os registros encontrados da língua ancestral que deu origem ao alemão. Abaixo você pode entender um pouco mais através de algumas informações coletadas e pesquisas realizadas por estudiosos e linguistas.

Onde tudo começou?

A primeira língua, ou seja, a língua-mãe da família germânica é conhecida como Protogermânico. Não existem textos com essa língua que comprovem sua existência. Mas pesquisadores fizeram sua reconstrução pelo método comparativo, em que são feitas comparações entre várias línguas para encontrar algum ponto em comum entre elas e, dessa forma, encontrar o idioma ancestral.

Na verdade existem alguns escritos rúnicos escandinavos que representam o Protonórdico, língua mais próxima ao Protogermânico. Foi do desenvolvimento do idioma Protogermânico que surgiu o Umlaut, desenvolvimento de sons nasais.

Sub-grupos do idioma

A língua é pertencente ao grupo germânico-holandês, ramo ocidental das línguas germânicas, uma subfamília das línguas indo-européias. É divida em dois grupos de dialetos: o alto alemão (que inclui o alemão literário normativo) e o baixo alemão falado na Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo e nas regiões de Alsácia-Lorena e Alto Adige, Itália.

Alto alemão

Até 1100, falava-se o antigo alto alemão, conjunto de dialetos sem normas literárias. O alto alemão moderno foi o utilizado por Lutero para traduzir a Bíblia.
O iídiche, idioma dos judeus asquenazitas, grupo estabelecido no centro e leste europeu, também pertence ao grupo do alto alemão e surgiu a partir do século XIV, quando começou as diásporas

De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!

De onde surgiu? Saiba as origens do idioma alemão!

judaicas. O alto alemão é menos usual do que o baixo alemão, que é mais tradicional.

Baixo alemão

Como comentado acima, o baixo alemão é a língua falada e, por isso, mais comum de ser encontrada e ouvida. Enquanto o alto-alemão – considerado o idioma da escrita (Schriftsprache) – fora falado no sul da Alemanha, o baixo-alemão predominara no norte do país.

Alemão padrão

Sob influência da religião protestante, o alemão padrão (Hochdeutsch) foi inserido nas escolas com o objetivo de tornar germanófona toda a população do norte da Alemanha. Durante o século XIX, a língua alemã se transforma no idioma oficial do comércio.

 

E você tem alguma outra informação sobre o surgimento e origem do idioma alemão? Compartilhe conosco nos comentários!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×