Home Idiomas Algumas dicas de mandarim

Dicas de mandarim
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Dicas de mandarim

O mandarim é tido como a língua da atualidade e do futuro, pois muitas pessoas precisam aprender o idioma para se dar bem no mundo dos negócios. Ter um conhecimento básico do idioma pode ajudar bastante você a se destacar frente a concorrência no mercado de trabalho ou quando viajar para a China. Abaixo estão algumas palavras e frases que podem te ajudar a se comunicar lá fora ou aqui no Brasil. Por mais difícil que possa parecer, não é impossível aprender mandarim, apenas questão de costume e de se familiarizar com palavras e pronúncia. Confira!

Cumprimentos básicos

Para dizer oi utilize “Ní hǎo”, para falar você use “nǐ”, para perguntar se uma pessoa está bem diga “hǎo”. Para se despedir diga “Zài jiàn”. Para dizer algo como um até logo, diga “jiàn”. Os chineses são bem educados, por isso, é imprescindível saber dizer obrigado sempre, para isso diga “Xiè xiè”. O “bom dia” seria “zǎo shàng hǎo” e boa noite é “wǎn shàng hǎo!”. Para se apresentar e dizer algo como “eu me chamo”, diga “wǒ jiào …” ou eu sou “wǒ cóng …”. Para dizer sua idade fale “wǒ yǒu … suì.”

Para dar mais informações sobre você, você pode dizer “estou viajando com…”/ “wǒ hé … yí qǐ lǚ yóu.” Ou para falar que está viajando sozinho utilize “wǒ yí gè rén lǚ yóu”. Para dizer se é casado ou não use a expressão “wǒ jié hūn le” para sim e “wǒ méi yǒu jié hūn” se for solteiro.

Palavras importantes

Algumas palavras básicas são usadas o tempo todo e essas são essenciais para a comunicação, como por exemplo: sim “shi”, não “bù shì”, talvez “yě xǔ”, de nada “bù yòng xiè!”, desculpe “duì bù qǐ,…”, perdão “bào qiàn”, existe/há “nà lǐ yǒu…”, eu tenho “wǒ yǒu …”. Em um país com uma cultura completamente diferente da sua você precisa anotar essas frases também: “wǒ bù shuó zhōng wén” que significa “eu não falo chinês”. Para dizer que não entendeu algo basta falar “wǒ bù dǒng”. Para alguém repetir alguma palavra diga “qǐng nǐn cōng fù yí cì”. Para pedir um momento diga “qǐng shāo děng.”.

Para ficar esperto na pronúncia utilize alguns aplicativos como Duolingo que podem te ajudar nessa tarefa. Boa sorte!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×