Home Idiomas Influências da língua italiana na atualidade

Influências da língua italiana na atualidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Influências da língua italiana na atualidade

O idioma italiano exercer forte influência ao redor do mundo e no Brasil isso não é diferente. Aliás, o Brasil é um dos países com mais presença italiana do mundo. Isso se deve à grande quantidade de imigrantes italianos que vivem em solo brasileiro, principalmente na cidade de São Paulo. No final do século XIX, o Brasil recebeu imigrantes de diversos cantos do mundo e os italianos vieram em peso trabalhar na lavoura de café em 1877, se deslocando do interior para a capital. Com o passar do tempo, os italianos chegaram a somar metade da população de São Paulo e desde então, a presença dos italianos e descendentes é forte na região.

Influência italiana no Brasil

Por isso, pode-se perceber claramente a influência italiana não só na língua portuguesa, mas também na culinária, na forma de tratamento entre as pessoas, na forma de vestir, na educação, nas expressões, na música, artes e até mesmo na ciência. Não é à toa que muitos dos pratos mais apreciados no Brasil sejam de origem italiana. As tradicionais massas foram inclusive “aportuguesadas”, como o spagetti – espaguete, enhoque – nhoque, lazanha – lasanha, piza – pizza, muzzarella – muçarela, dentre outros. Não somente na comida a Itália influencia o Brasil e o restante do mundo, mas também na moda. As tendências lançadas em Milão, na Itália, são seguidas por estilistas do mundo todo.

Incorporação de palavras

A influência é tanta que cerca de 300 palavras italianas foram incorporadas ao idioma português oficial, como por exemplo: cantina, fiasco, caricatura, poltrona, aquarela, camarim, maestro, piano, serenata, carnaval, boletim, concerto, confete, mortadela, macarrão, alegro e até mesmo o “tchau” que vem do “ciao” usado para se despedir. A influência italiana de 1870 até hoje chegou a ultrapassar a portuguesa. Os dados são surpreendentes. No Brasil constata-se a entrada de 34% de imigrantes italianos, sendo que portugueses o número cai para 28% e outras nacionalidades juntas somam a porcentagem restante, incluindo japoneses, alemães, espanhóis e turcos.

Junte-se a Vários Apaixonados por Italiano, Receba Dicas, Aprenda e Realize Seus Sonhos

* indicates required


Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×