Home Culturas As origens do idioma mandarim

As origens do idioma mandarim
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×
As origens do idioma mandarim

As origens do idioma mandarim

As origens do idioma mandarim

O mandarim ou, chinês tradicional para a maioria, é o nome que se dá ao conjunto de dialetos chineses falado nas regiões central, norte e sudoeste da China. Sabe-se que o idioma é o oficial de Pequim e a República Popular da China. Esse nome “mandarim” surgiu no século XVII quando comerciantes marítimos portugueses apenas podiam negociar com os mandarins da China, ou seja, as pessoas que tinham influência, designadas pelo governo chinês a serem conselheiros e orientarem as transações comerciais. O idioma passou a ser chamado de mandarim pelos portugueses até que se perpetuou como nome oficial.

 

O mandarim é falado na China por mais de 1 bilhão de pessoas, uma vez que a população chinesa é a maior do mundo. Dessa maneira, sabe-se que o mandarim é falado por 95% da população, já os 5% restantes falam algum outro tipo de dialeto como o tibetano, mongol, lolo, miao e o tai. Por se tratar de uma língua dominante no leste da Ásia, é normal perceber sua influência na grafia e o léxico de idiomas vizinhos, apesar de pertencer a outros grupos linguísticos. Por isso que, muita gente confunde mandarim com japonês, coreano e vietnamita e vê semelhanças entre os idiomas, apesar de serem distintos.

O chinês possui dialetos classificados em sete grupos. As diferenças lexicais e de pronunciação são análogas às existentes nas línguas românicas. A maioria dos chineses fala o mesmo dialeto, chamado pelos ocidentais de mandarim. O mandarim constitui a base da atual escrita vernácula (baihua) que é a base da língua oficial, conhecida como putonghua. A escrita pertence ao período arcaico e conserva tipos que atribuem caracteres distintos à cada palavra.

 

Devido ao crescimento econômico evidenciado na China, que se expandiu em 1990, o mandarim ganhou enorme importância e influência internacional. O mandarim é o idioma mais importante no cenário econômico mundial, além de ser o mais falado pelas populações no mundo.

CURSO DE MANDARIM ONLINE

Curso de chinês em português para quem quer aprender a falar mandarim, chinês falado oficial da China.
São ensinados aproximadamente 500 ideogramas em 30 lições, seguindo o seguinte a metodologia:
1) Diálogo, conversa entre duas ou mais pessoas numa situação real, para treinar o ouvido (sem se preocupar com tradução);
2) Tradução e explicação do significado dos ideogramas do diálogo;
3) Avaliação das palavras adquiridas através de um teste da memorização realizada anteriormente;
4) O mesmo processo acima, mas agora em chinês;
5) Falar com intenção, exercício que visa a falar de forma descontraída e natural, o aprendizado de frases visto na lição (usando a teatralidade);
6) Vocabulário, a última sessão de cada aula, onde acrescenta mais informações para ampliar o seu entendimento e conhecimento.

Curso On-line: Aprender Árabe

 

Artigos similares

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 0 1 Flares ×