Home Culturas Os samurais na cultura japonesa

Os samurais na cultura japonesa
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Os samurais na cultura japonesa

Os samurais na cultura japonesa

Os samurais na cultura japonesa

A maioria das pessoas conhece os samurais pelos filmes que assistiu, mas você sabe ao certo, qual a definição de samurai e sua história dentro da cultura japonesa? Apesar de muitos acreditarem que samurais são lendas, personagens fictícios, há relatos históricos de que eles realmente existiram há centenas de anos.

O que é um samurai?

Samurai antigamente era usado para se referir à nobreza militar da era pré-industrial do Japão, ou seja, em termos mais simples, eram guerreiros japoneses que defendiam os senhores feudais. Os samurais, na época, tinham que seguir uma espécie de código de honra muito rígido que determinava que eles deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. A espada, para eles, não era vista como um armamento, mas como sua alma. Os samurais eram treinados desde a infância por mestres experientes para se tornar exímios guerreiros.

Existiam cerimônias importantes para delimitar o momento em que a criança se tornava samurai quando ganhava sua primeira espada e armadura de verdade, além de ganhar um nome diferente, de adulto. Era costume manter a espada sempre por perto, até mesmo para dormir debaixo do travesseiro. Alguns samurais adquiriam habilidades também com arco e flecha que utilizavam em cima de cavalos.

A morte pela honra

Os samurais na cultura japonesa

Os samurais na cultura japonesa

Dentro do código dos guerreiros existia a morte pela honra que significava cortar o estômago com a espada em um ato suicida deixando as vísceras à mostra, caso desonrasse algum dos códigos. A morte era lenta e dolorosa e o guerreiro podia permanecer vivo por horas ou dias com pessoas assistindo. O samurai não podia demonstrar fraqueza, dor ou medo. A ideia do ritual era mostrar que a vida é limitada e finita, mas a honra é eterna.

Nas batalhas os samurais que matavam grandes generais eram recompensados com terras e adquiriam privilégios. Muitos samurais, além de excelentes na arte da esgrima, eram poetas, pintores e até mesmo escultores e buscavam a paz de espírito através da prática do Zen-budismo, coisa que pouca gente sabe.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×